COISAS QUE SÓ O EVANGELHO FAZ – ATOS 19

0 Ações
0
0
0
Sermão pregado em 21 de agosto de 2016
em dois cultos: EBD e Noturno 
Atos 19 – Paulo em Éfeso uma mensagem Evangelística, mas crentes devem ser evangelizados
A) Introdução

1. O poder do Evangelho é sentido e percebido de várias formas e intensidades.

2. É esperado que todos tivéssemos pleno conhecimento de Cristo, pleno conhecimento da verdade, santidade e consagração 3. Mas sabemos que não é assim: a uns falta conhecimento e entendimento, a outros falta quebrantamento e arrependimento, a outros falta humildade, a outros falta desapego material e emocional com este mundo. Este é um texto em que pessoas nesta condição surgem.

4. É o texto que conta como o evangelho chegou e se estabeleceu em Éfeso.

5. Paulo ficou ali 2 anos e três meses.

B) Sobre o texto

1. Paulo encontra 12 discípulos que não conhecem o batismo, são batizados e recebem dons.

2. Pregou 3 meses na sinagoga.

3. Depois 2 anos na escola de Tirano. Um professor de filosofia e retórica e que podia ser um cristão.

4. Ele opera sinais e isto causa uma inveja nos filhos de Cevas.

5. Este evento despertou muitos a fé que começaram a abandonar a adoração a deusa Diana.

6. Aquilo afetou o comércio e Demetrio causou um alvoroço enorme.

7. Pessoas gritaram por horas dizendo que Diana era deusa dos Efésios.

8. Alexandre tentou ajeitar a situação, mas comerá judeu não deu certo.

9. Por fim, o escrivão da cidade apaziguou tudo e as coisas acalmaram.

C) A presença do evangelho naquele lugar foi capaz de algumas coisas:

1. Tira os discípulos de uma comunhão parcial e incompleta com Deus por meio de Cristo- porque conheciam apenas o batismo de João. Alguns têm que se converter, poucos depois de convertidos tem que se batizar, outros depois de batizados tem que se entregar ao serviço e discipulado, outros têm que aprender a conduzir outros.

2. Levar pessoas a sem medo nenhum abrir mão de tudo que as afastava de Deus. Quando a gente lê sobre a queima dos livros nem sempre temos a real medida das coisas: desfazem-se de bens, negam a religião idolatra, mudam as relações comerciais do lugar, muda o jeito de vestir, muda corre de cabelo, tudo muda. Mas o que as leva, a tudo isto, é se, duvida alguma uma mudança interna muito profunda.

3. A Bíblia aponta que Deus espera imitadores de Cristo e não caricaturas – Quando a gente vê gente reclamando sobre o pouco que os evangélicos fazem, o motivo é simples, a gente pode simular, fingir uma espiritualidade renovada, verdadeira, profunda, mas não podemos sustenta-la como aconteceu com os filhos de Cevas. A missão integral parece uma atitude desesperada muitas vezes de simular algo que é inimitável. É comum recebermos uma imposição externa para simular a fé verdadeira e muita loucura se faz por aí: obrigar a alegria, obrigar a glorificar, obrigar a tantas outras coisas.

4. Finalmente, muda as prioridades e altera o centro focal da vida de quem é tocado por ele – no caso dos judeus que endureceram o coração, dos da escola de Tirano que não aceitaram ser ensinados, dos comerciantes que não queriam perder seu lucro, o evangelho mostra que não pode lidar com isto, em todas elas se manifesta o pecado e a rebelião de Deus. Uma travestida de apego a verdade religiosa, outra de apego a razão, outra de apego ao bem estar de todos, mas todos em oposição à Cristo. Curiosamente, hoje o evangelho é fonte de lucro e há um mercado gospel que movimenta uma porcentagem grande do país, e atrai muitos não convertidos e corrompe muitos crentes imaturos. Há pirataria gospel.

Concluindo  
Tudo isto é, na verdade, um milagre. Manifestação do poder de Deus.
0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar