A DURA MENSAGEM DOS PROFETAS – SERMÃO EM SOFONIAS 1-3

0 Ações
0
0
0
¨Nem só de amor viverá o homem, mas de toda dureza que sai da boca de Deus.¨
¨Pregadores de rosas, preguem os espinhos também, prega que Deus é amor. Deus é amor, mas é justiça também.¨(trecho de música).
Sofonias
Ler 1: 1-7
1: 12
2: 9-10
3: 1-4
3: 9
3: 19-20

1. A figura de muitos profetas na Bíblia não nos é simpática, sequer citamos ou lemos as profecias em nossos cultos e estudos. As muitas imagens, símbolos e linguagem muito dura nos afastam deles.

2. Podemos nos lembrar dos pregadores de praça com sua dura mensagem, seus ternos desajustados, sua linguagem cheia de erros de português, mas movidos pela verdade e de coragem impensáveis.

3. Podemos nos lembrar de Moisés como profeta lidando com o povo no deserto, Isaías nu, Ezequiel com seus símbolos complicados, de Jeremias contrariando todos, de Jonas pregando o fim na cidade, de João Batista chamando de raça de víboras e do próprio Jesus.

4. Eles julgaram indivíduos, reis e nações conforme o padrão Davi e hoje conforme o padrão de Jesus.

5. Eles também são a resposta aos fiéis em meio a tempos maus, de pobreza e destruição, de perseguição e de mentiras.

6. Os profetas são necessários com sua dureza por causa da maldade de indivíduos e nações, por causa da cegueira e da surdez dos mesmos.

7. A profecia no Novo Testamento é dom, um ofício de Cristo e é necessária à igreja, mas muitos confundem com adivinhações e predições pessoais.

8. Nas profecias estão os textos que muitos usam para afirmar que Deus é mau por castigar tão severamente seu povo com descrições quase hollywoodianas.

9. Sofonias é um deles: linhagem real, pré exílio e muito destemido. Sua mensagem vai contra muitos povos de então: Judá e Jerusalém, Filístia, Moabe e Amom, Etiópia e Assíria, Jerusalém de novo.

A mensagem profética pode ser entendida como um complexo conjunto de: A) acusações, B) ameaças de destruição, C) chamado ao arrependimento e D) vislumbre de vida e graças plenas. Em todos você vê isto.
A) Acusações

1. João Batista dizia: não roube mais, contente-se com seu salário. Jesus dizia permaneça casado.

2. Quem quer ser confrontado?

3. Mas respondem a seguinte pergunta: quando desistir de alguém? Nunca.

B) Ameaças de destruição

1. Hoje, principal mensagem de destruição é a possibilidade do inferno.

2. Os profetas são os que têm a chave para o problema do mal. O prof Luís Sayão toma como referência Habacuque para isto. Aqui em Sofonias está claro: se você pratica o mal receberá o mal, mas arrependa-se que vou mudar sua vida. E aponta o que está errado.

C) Arrependimento

1. Penitência para os católicos,

2. Fraqueza para o mundo.

D) Vislumbres de vida e graça plenas

1. Somente para os que se arrependem e ficaram firmes.

2. As descrições são fantásticas.

Conclusões

1. Profetizar é papel do crente e da igreja – verbalizar a Palavra de Deus pelo padrão de Cristo, que é muito restrito. Adulterar pode ser olhar com desejo, matar pode ser desejar mal…

2. Tem a desagradável característica de anunciar coisas ruins e denunciar – apontar o pecado e a solução.

3. Não pode excluir nunca o arrependimento – muitos podem confundir isto com um barateamento da graça, mas sempre inclui ações compensatórias e mudança de mente e ações.

4. Deve apontar sim que há graça de Deus nisto tudo – no final Deus sempre trará o bem aos que fazem sua vontade.

P.S.: Devemos sempre atentar que os profetas eram duros ao apontar o pecado, mas não havia, salvo raras exceções como Jonas, a intenção de ver as predições se cumprindo. Pelo contrário, a clareza das acusações são claros indicativos aos acusados sobre as mudanças que são necessárias. Assim, após a conscientização, que se ocorre por meio do arrependimento, todas a ações reparatórias são esperadas.
0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar