FÉ, UMA MENSAGEM DESAGRADÁVEL – HABACUQUE 1.1-4, 2.4, 3.16-19; ROMANOS 1.17, GÁLATAS 3.11

0 Ações
0
0
0

Pregada na manhã de 16 de outubro de 2016

A. Por que falar de fé?

1. A palavra fé pode ter diversos significados: dom espiritual, poder sobrenatural, boa vontade, pode designar um corpo de doutrinas e credos religiosos, pode não significar nada dependendo da boca que sai.
2. Fé em Habacuque é fidelidade, em Romanos o caminho que justifica o homem diante de Deus, em Gálatas o caminho seguro para a salvação.
4. Por causa de Romanos 1.17 de Lutero porque estamos no mês da Reforma e perto dos 500 anos dela em 2017.
5. A irmã Socorro como símbolo de fé – não quero rotular.
6. O que vi no cemitério do São Luís.
7. Fé é uma palavra poderosa que deve nos remeter a uma vida na presença de Deus aqui e nos garantir a salvação, mas que vemos ser esvaziada e pisoteada.

B. O que Habacuque ensina?

1. Ele é atual e nos ensina como lidar com o mal: pela fé!
2. Deus pode demorar muito, do nosso ponto de vista, a agir – isto contraria tudo que se ensina e pode esvaziar a igreja por isto. Se Habacuque fosse pastor a igreja dele não resistiria o primeiro ano.
3. Deus pode usar o mal para o nosso bem! Estamos estudando Ezequiel e Daniel. Alguns estudando Jó, lembramos dos apóstolos e primeiros crentes, conhecemos um pouco da história dos cristãos dos primeiros séculos. Sabemos o que acontece no mundo da igreja perseguida.
4. No final ele termina com fé: Enquanto não há sentença a fé transborda em esperança. Quando há sentença transborda em obediência e resignação – ele está pronto para tudo, incluindo a morte. Este sentimento de estarmos sempre por um fio está perdido, mas estamos.

C . Quais nossos desafios?
1. A fé é o que alimenta o crente que não precisa de mais nada. O crente fiel é aquele que, depois de ter pedido tudo, sua fé permanece intacta. A gente às vezes blasfema e desanima porque poucas coisas começam a dar errado.
2. É mais importante ser fiel a Deus em meio a um mundo corrompido do que ser feliz, mesmo as bem aventuranças vem como resposta a coisas ruins. Mateus 5
3. Vivemos um tempo muito triste onde os próprios crentes são materialistas e apegados à este mundo.

0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar