A. Compartilhamos, ou pelo menos devemos compartilhar o sentimento de estarmos em terras estranhas, longe de nosso lar.
B. Cuidando das coisas desta terra sabemos que muitas ficarão aqui e são passageiras.
C. Ser fiel e firme ainda é um desafio válido para todos nós.
1. Até a segunda guerra o Exílio era o evento mais traumático para os judeus. Depois passou a ser o holocausto em que 6 milhões de judeus foram mortos pelos alemães liderados por Hitler.
2. Entre a escravidão egípcia, anos de peregrinação e lutas no deserto, a luta pela posse da terra, os muitos erros e pecados, o povo hebreu é um exemplo de superação e de bênçãos de Deus.
3. É muito fácil aceitar uma mensagem desta, como a de Jeremias, sabendo o que aconteceu depois, mas muito difícil aceitá-la estando ainda em meio à crise.
1. Primeiramente é uma carta de Deus aos que já estavam exilados, ou seja, que tinham sido testemunhas e vítimas de todas as atrocidades feitas por Nabucodonosor: quais?
2. Poderíamos esperar neste conteúdo vinganças e ameaças de destruição, mas vemos o contrário: construam casas e plantem, casem e formem família, trabalhem pela prosperidade e orem pela cidade.
3. Há um conteúdo de alerta: não deem atenção aos falsos profetas que surgirão.
4. Depois de tudo isto, terão comunhão com o Senhor e os falsos profetas serão condenados.
1. Jesus disse: não peço que os tire do mundo, mas que os livre do mal – assim como os judeus foram guardados no exílio em ambiente estrangeiro e hostil, seremos guardados neste mundo.
2. No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo – temos a mesma indicação – bom ânimo, boa alma, disposição, vontade ativa, coragem.
3. Pedro diz: nos importa obedecer a Deus e não aos homens – nossa obediência e serviço é disputada pelo mundo, mas Deus deve ter prioridade sobre nossa vontade, nosso tempo, nossa vida.
4. Paulo escreveu aos Coríntios: “O que quero dizer é que o tempo é pouco. De agora em diante, aqueles que têm esposa, vivam como se não tivessem, aqueles que choram, como se não chorassem; os que estão felizes, como se não estivessem; os que compram algo, como se nada possuíssem; os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando” 1 Coríntios 7:29-31 – Paulo ensina uma forma de apego desapegado, de posse sem possessão… Ele diz isto porque sabe que quanto mais cuidamos daquilo que é de Deus, mas ele cuida daquilo que é nosso.
5. Para terminar, as palavras de Cristo em Apocalipse: “Seja fiel até a morte e te darei a coroa da vida”.