Na semana de 25 a 29 de julho aconteceu o evento REFORMA HOJE, no qual levantamos os temas da 5 Solas e as perspectivas dos desafios de hoje. Aqui é um resumo de cada tema principal na semana. Foi exposto no culto matutino de 30 de julho na IBVB.
EVENTO REFORMA HOJE – REVISÃO
EFÉSIOS 4.11-32
O que pensamos e por que é importante?
- Atividades como estas desenvolvidas pelo MJA não visam apenas jovens e adolescentes
- Estamos pensando também em jovens que vão liderar a igreja dentro de poucos anos. Precisam de seriedade e de uma boa base doutrinária para isto, além de vida, é claro.
Citamos vários reformadores e quero dar pelo menos uma ênfase de cada um deles:
- Lutero na Alemanha: é que dá início à Reforma baseado na releitura e compreensão do texto de Romanos 1.17.
- Calvino em Genebra: é o grande sistematizador da Reforma protestante. Viveu para a igreja e sua casa era um abrigo para todo o tipo de gente.
- Zwinglio na Suiça: opositor de Lutero em questões da Ceia (consubstanciação para Lutero variando da transubstanciação católica e símbolo memorial para Zwinglio), capelão, organizou vários debates na época entre católicos e protestantes e morreu em um conflito.
- Meno Simons na Holanda: uma anabatista, ou seja, alguém que não batizava crianças. Ensinava que uma pessoa só pode ser batizada se tomar uma decisão consciente e pessoal de sua fé em Cristo.
- Matin Bucer: procurou trazes sem sucesso conciliação entre os católicos e protestantes no mundo germânico. Terminou exilado na Inglaterra onde influenciou a revisão do livro comum de oração da igreja Anglicana. É conhecido com o pioneiro do ecumenismo, mas dentro de um contexto bem diferente do de hoje.
5 SOLAS
- Primeiro dia: SOLI DEO GLORIA E O HOMEM – nenhuma gloria é devida ao homem ou a qualquer sistema, mas apenas a Deus que tudo fez. Isaias 40.
- Segundo dia: SOLA GRATIA E AS VÃS FILOSOFIAS – o homem é um pecador carente da graça de Deus e só pode viver pelo seu poder! Efésios 2 e 1 Coríntios 15.
- Terceiro dia: SOLA SCRIPTURA E O RELATIVISMO – a Bíblia como nossa regra de fé e de pratica e a acusação de bibliolatria ou biblicismo. Os católicos ainda nos acusam disto até hoje. Ainda temos o testemunho do Espirito, ainda temos a igreja, mas esta não é autoridade final.
- Quarto dia: SOLA FIDE E O PROGRESSISMO – escatologia ainda aqui na terra prometida por vários sistemas humanos e crida até por cristãos.
- Quinto dia: SOLUS CHRISTUS E AS PAIXÕES HUMANAS – ênfase no cuidado com o pecado pelo exemplo de Cristo Senhor e Salvador.
DESAFIOS
- A ideia é sairmos do ¨oba oba¨ comum de hoje e também do vazio e infantilismo de uma fé sem fundamentos.
- A ideia é também pensarmos na nossa sobrevivência a longo prazo como igreja e como cristãos porque todas as ondas vão passar e como vamos ficar?
Pr Junior Martins
30/07/17