O QUE FAZ UM PASTOR? EFÉSIOS 4.11-16

0 Ações
0
0
0
Mensagem pregada no culto da Manhã na IBVB no dia 08 de junho, Dia do Pastor Batista
Introdução

1.    Dia dos pastores

2.    Pastor não é um profissão, mas um chamado especial de Deus para servir e cuidar do seu povo: a igreja. O pastor é alguém que sabe o tamanho da responsabilidade que tem diante de Deus.

3.    Ao contrário do que muitos previram, pastores nunca foram tão necessários. Num mundo onde as coisas são tão frenéticas e o pecado avança destruindo as pessoas os pastores tem papel fundamental.

4.    Infelizmente, os últimos tempos tem sido difíceis para pastores também. Os altos níveis de stress, depressão e ansiedade em virtude do excesso de trabalho, problemas familiares, despreparo, problemas insolúveis, tem acabado com a vida e a saúde de muitos pastores. Nos últimos tempos temos visto, inclusive, o aumento do número de suicídio de pastores. Só em dezembro de 2018 recebi a notícia de 5. Isto prova a coisa mais básica sobre os pastores: são homens comuns e sujeitos a tudo que qualquer homem pode sofrer e viver. Pastores erram, adoecem e morrem.

5.    Depois de 20 anos me perguntaram duas vezes: o que faz um pastor?

6.    As duas perguntas tinham propósitos diferentes: uma sobre como ocupamos nosso tempo e outra sobre qual a diferença do que fazemos com o trabalho de um médico, professor, de um psicólogo.

7.    Não temos tempo para tantos detalhes, mas basicamente o trabalho de um pastor é espiritual. Isto significa duas coisas: como se relacionar com Deus e como se relacionar com o povo de Deus.

8.    Isto envolve o cuidado (saber o estado das nossas ovelhas), o ensino bíblico (nossa fonte de ensino única e fundamental), o aconselhamento bíblico (guiar as pessoas conforme a Palavra de Deus).

9.    Facilmente as pessoas confundem os pastores com gurus que tem todas as respostas, com médicos que tem a cura para tudo, com o psicólogos que devem guiar no auto conhecimento, com coaching, etc.

Vamos a Efésios 

1.    E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres – alguns interpretam a expressão pastores e mestres como uma palavra só: pastores-mestres. Homens muito capazes de ensinar a Bíblia. Outro dia peguei uma conversa interessante de seminaristas. Ele s falavam sobre pastores que são estudiosos e pastores que não são. Pareciam dispostos a ser. A Bíblia tem toda orientação para nossa vida espiritual. Explica que é Deus, quem somos nós e o que está errado conosco e com o mundo.

2.    Com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado – ensinar a servir é tarefa pastoral. Treinar pessoas para as diversas necessidades da igreja. Isto compreende o fazer e também como reunir as capacidades para servir bem. A igreja não precisa de pessoas que sejas apenas muito inteligentes e capazes, mas que seja. Espirituais. Ou seja, ligados a Deus, de oração, humildes, que amam seus irmãos, que tenham espírito agregador. Quando Paulo diz a Timóteo e Tito para selecionar obreiros, diáconos e até outros pastores, ele mostra que cabe aos pastores esta tarefa e ainda mostra como estas pessoas devem ser.

3.    Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo – a meta de um pastor é muito ousada: levar pessoas a serem parecidas com Cristo. A meta não é uma igreja grande, relevante, contemporânea, super ativa, cheia de eventos. Cada coisa na igreja deve ser selecionada para que o propósito maior seja alcançado. Às vezes um irmão vem com ideias que lhe parecem maravilhosas, mas se não atendem a este critério básico, deve ser descartada.

4.    O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro – aqui está uma das tarefas mais trabalhosas e penosas porque um pastor deve conhecer bem as mentiras e cosmovisōes distorcidas que atingem seu povo e combater cada uma delas com a Palavra de Deus não mão. De tempos em tempos surge um vento novo de doutrina ou uma pressão vinda do mundo que toma a mente do crentes os esfriando e afastando de Deus.

5.    Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função – o pastor também trabalha pela unidade da igreja e isto implica em afastar os problemas de rebanho, punir pessoas, mas sempre ensinar ao rebanho como viver em paz e lutar por isto. O tempo todo nossa tranquilidade, bons relacionamentos e estabilidade são ameaçadas.

Portanto, 

1.    Orem pelos seus pastores,

2.    Deixem seus pastores ensinar a igreja e aprendam com eles,

3.    Sejam ovelhas trabalhadoras, dóceis e humildes.

0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar