Mensagem pregada no culto de jovens do Jardim Idemori em 31 de agosto de 2019
1 João 2.14 – Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
A Bíblia fala de vários jovens e da vida de alguns na juventude
1. A fidelidade e a força de José
2. Josué foi companheiro de Moisés desde jovem
3. Davi enfrentou Golias e foi ungindo rei muito jovem
4. Salomão herdou o reino jovem
5. Jeremias foi chamado jovem e herdou um mensagem muito conflituosa
6. Maria foi mãe de Jesus ainda adolescente
7. Timóteo é um dos jovens referência do Novo Testamento
8. João diz que os jovens são fortes e venceram o maligno
9. Provérbios traz uma enormidade de conselhos contra a preguiça, contra andar no próprio entendimento, sobre desobediência e obstinação, sobre a escolha da esposa, etc.
O que caracteriza a juventude?
1. Qual a idade?
2. Quais modificações do corpo?
3. Quais decisões a se tomar?
4. Qual profissão seguir?
5. Como servir na igreja?
6. Quem será meu marido ou esposa?
Um diagnóstico da juventude
1. Tenho uma visão positiva dos jovens, mas é claro que há problemas
2. Líderes, de modo geral, reportam grande apatia
3. Os pais têm criado filhos cada vez menos independentes
4. Há uma angústia generalizada num mercado cheio de escolhas possíveis
5. Há igrejas focando no ministério de jovens
6. Há um crescimento de jovens mais conservados, calvinistas, desejando mais palavra e menos festa – o equilíbrio é sempre difícil
7. Poucos têm relação realmente consistente com a igreja e seus líderes
Conselhos práticos
1. Seja corajoso para se desvencilhar de tudo que prende sua vida de servir a Deus melhor – decisões grandiosas são tomadas nesta fase da vida. Muitas vezes a decisão não está entre o certo e o errado, mas em tomar e assumir a decisão. Por exemplo: você escolhe seu parceiro e decide que vai amar. Você escolhe sua igreja e decide que vai servir e se encaixar. Simples assim. Você também escolhe com quem não vai se relacionar, o que não vai fazer.
2. Aprenda, já é tempo, que não dá para que tudo seja do nosso jeito e que a vida é composta de negociações e de caráter para cumprir nossos compromissos com coragem. A vida é uma dinâmica de relações com pais e familiares, colegas, irmãos, colegas de trabalho, etc. Não dá para se isolar e viver a vida solta.
3. João também diz que sois fortes: é hora na vida de se jogar de cabeça em projetos e numa proposta de vida que seja relevante. Eu sempre procurei fazer coisas que me dessem prazer e que fossem boas para outras pessoas. Juventude não é só passeios e diversão. Tem jovem que reclama que a igreja, a família, outros não fazem, mas não se mexem. Não estou ensinando revolta, mas ação.
4. Há uma luta monstruosa por sua alma: apatia, revolta, desintegração, drogas, sexo fácil, dinheiro, etc. Você deve reconhece isto. O Diabo quer te matar. Você vai deixar?