2. Há uma enormidade de religiões e mesmo dentro do cristianismo temos inúmeras denominações: reformadas, luteranas, congregacionais, pentecostais, neopentecostais etc.
3. Existem diferenças litúrgicas e enfoques diferentes na vida das igrejas, mas as coisas não são relativas e negociáveis. Infelizmente, algumas estão realmente erradas.
4. Desde o início da igreja cristã ela sofreu com quem roubasse (Ananias e Safira), sofreu com quem quisesse poder comprado com dinheiro (Simão o Mago), com cristãos causadores de problema (Alexandre o latoeiro), gente que misturava cristianismo com judaísmo (os judaizantes) e até gente que negava a humanidade de Cristo (com João, 1 João etc).
a. Não podemos relaxar na compreensão dos fundamentos da nossa fé. Não falo de Teologia, mas da certeza pura e simples do que se crê. Como você explicaria a alguém que é Cristão e que isto o motiva a tantas coisas?
b. Crer em vão é crer sem transformação e crer sem viver o que crê. O que falta na maioria das pessoas ditas cristãs não é motivação, não é uma igreja melhor, não é um pastor melhor, mas simplesmente enxergar e viver a melhor forma de servir e testemunhar. O diabo nos tem cegado quanto a enormidade de possibilidades a nossa volta de pregar e de viver intensamente nossa fé. Deus nos livre de viver em vão!
2. (3-4) A mensagem do Evangelho é Cristo, Cristo e Cristo
a. Cristo morreu
b. Cristo foi sepultado
c. Cristo ressuscitou
Tudo conforme profetizado por homens de Deus da antiguidade e pelo próprio Jesus.
Ele sozinho satisfez toda a ira de Deus sobre os pecados, foi o sacrifício perfeito como um cordeiro, foi o sumo sacerdote porque ofereceu o sacrifício, entregou a vida é tornou a tomá-la.
3. (5-7) O Evangelho, que é Cristo, produz testemunhos porque é verdade e vida para todos que são transformados por ele
a. Sempre houve quem duvidasse do que a Bíblia diz.
b. O manifesto fundamentalista de pouco mais de um século atrás foi a tentativa de manter intocados os princípios do Evangelho, e todos ligados a Jesus: nascimento Virginal, milagres, ressurreição.
c. Entretanto, aprouve a Deus que pelo testemunho de homens comuns, pecadores, desprezíveis, sem fama, a principal notícia fosse espalhada pelo mundo. Não há outro plano.
d. Por mais que se discuta a relação entre a Soberania Divina e a Liberdade ou as Capacidades humanas, Deus guarda seu tesouro precioso em vasos de barros, que somos nós.
e. Mesmo nos momentos de maior fraqueza e corrupção da igreja, ela nunca ficou sem vozes que dessem testemunho da sua mensagem e da ressurreição de Cristo.
4. (8-10) Leva o homem a reconhecer que é o poder de Deus operando sobre ele
a. A presença do Evangelho no homem sempre produz humildade e pleno reconhecimento do poder de Deus
b. O sentimento sempre é: Ah! Se não fosse o Senhor?
c. Paulo perseguiu a igreja e estava certo de suas convicções e pensamentos. Homens de Deus tem convicções que vem de Cristo. Se ele assim disse e ensinou, então é assim.
5. (11) É a mensagem que constrói e fortalece verdadeiramente igrejas por aí
a. Igrejas tem se desdobrado para manter seus fiéis a todo custo. Ao custo até da própria pregação do Evangelho.
b. Paulo, no texto, enfatiza que a verdadeira mensagem é que deve ser pregada.
c. Não sei você, mas sempre enxerguei em muitas pessoas a sede pelo verdadeiro Evangelho e inúmeras vezes já fui questionado sobre se uma igreja é verdadeira ou falsa. Com cuidado, nunca esquivei da pergunta: há exposição bíblica verdadeira? Há preocupação com os perdidos? É um show ou um culto? Há preocupação sincera com o bem estar dos da comunidade? Há empenho por santidade? Principalmente, como Cristo é pregado: como o que satisfaz a necessidade dos fiéis ou como o Deus que salva e transforma a vida de pecadores?