CRISTO RESSUSRRETO NOS ENVIA – LUCAS 24.36-49

0 Ações
0
0
0

Mensagem pregada na IBVB no culto noturno de Páscoa em 04 de abril de 2021

INTRODUÇÃO

  1. Hoje é o dia da principal festa e alegria cristã: a Ressurreição de Cristo
  2. Celebramos e perdão dos pecados e da vida plena em Cristo
  3. Tomaríamos um café juntos, louvaríamos com uma cantata
  4. Apesar daquilo que não podemos fazer no dia de hoje, o que podemos ainda sim nós completa
  5. A Ressurreição mostra o poder de Deus sobre a morte, o diabo, o inferno e o pecado, mas também inaugura uma nova fase na história humana e da igreja
  6. Uma nova forma de viver, uma nova forma de agir, novos propósitos e novas missão diante de Deus
  7. A Ressurreição ainda é uma pedra no sapato dos incrédulos e céticos, mas nossa grande alegria e motivação

O TEXTO

  1. Jesus, depois de ressurgir, apareceu cerca de 10 vezes em situações diversas. Esta é provavelmente a quinta vez e Tomé não está presente. Jesus estava provando a verdade de cada uma de suas palavras. Os discípulos conheciam os milagres, as palavras poderosas, a compaixão e amor de Jesus. Só faltava testemunharem seu poder sobre a morte. Ele é o Deus que não precisa nos provar nada, mas que cumpre todas as suas promessas.
  2. Os discípulos falavam da ressurreição com os dois que vieram pelo caminho de Emaús. A experiência destes dois fora excepcional, estimulante e de grande incentivo. Podemos imaginar a alegria e espanto ao ver vivo aquele que viram morrer de forma tão cruel.
  3. Jesus se aproximou desejando a paz. Ele poderia simplesmente ter ido para o Pai, mas precisava mostrar-se vivo. A paz de Jesus não é simples cumprimento, mas o real poder de conferir aquilo que diz. Não é um desejo, mas um ato.
  4. Os discípulos se assustam. Não era a primeira vez que imaginavam ver um fantasma. Esta sensação de espanto acompanha a mensagem do Evangelho e a própria vida cristã. Descobertas, relacionamentos, fatos…
  5. Jesus vê que estão assustados e lhes mostra as marcas nas mãos e pés e mostra que não é um espírito porque tem carne e ossos. Mais tarde faria o mesmo com Tomé. O problema da incredulidade é recusar fatos. Diante do que viram era inegável: ressuscitou, Ele é Deus. Este é a questão da ressurreição: se admitirmos que ela aconteceu, temos que nos comprometer com o restante da mensagem.
  6. Ainda perplexos, Jesus comeu com eles. Jesus queria mostrar que realmente ressuscitara com um corpo, e também comeu com eles como forma de comunhão.
  7. Jesus os lembra de tudo que ensinou que devia padecer a partir das próprias Escrituras. Isto está sempre presente: promessa e cumprimento, profecia e acontecimento.
  8. Ele afirma: vocês são testemunhas destas coisas! Ou seja, é um desafio para que não se calem e não se intimidem
  9. Então promete enviar a promessa do Pai, o Espírito Santo, para que possam seguir em frente vivendo e pregando.

APLICAÇÕES

  1. A Ressurreição nos mostra todo o poder de Cristo sobre tudo que mais tememos: a morte, o inferno, o abandono, a aridez da alma e do espírito. Ou seja, é uma promessa de vida, do céu, da comunhão plena e da vida abundante em Cristo.
  2. A Ressurreição é o cumprimento de uma promessa diante de algo impossível ao homem. Portanto, é sinal de segurança em relação a todas as palavras de Cristo. Todas!
  3. Também somos testemunhas de Cristo e isto é um compromisso para cada um de nós.
0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar