ÍDOLOS DO CORAÇÃO – 1 TESSALONICESSES 1.9

0 Ações
0
0
0
Mensagem pregada em culto de jovens na Igreja Batista do Jardim São Judas em 17 de agosto de 2019 
1.    Paulo foi conduzido pelo Espírito Santo a escrever 1 Tessalonicenses com a intenção de suprir várias necessidades daquela Igreja, mas principalmente para encorajar aqueles cristãos a perseverar na fé, apesar de toda perseguição.
2.    Através desta carta, Paulo confrontou várias das calúnias feitas pelos adversários do Evangelhos.
3.    Ele diziam que o apóstolo e sua equipe haviam anunciado o Evangelho por ganância e uma vida cheia de regalias, por isso, Paulo havia passado tão apressadamente por Tessalônica e nunca mais tinha voltado. Nas palavras deles, Paulo não passava de um hipócrita covarde.
4.    Além de se defender, o apóstolo escreveu para refutar erros doutrinários que ameaçavam a saúde espiritual da Igreja, pois seus ensinos não valorizavam a santificação, nem o trabalho, além de não apresentar submissão aos líderes da Igreja.
5.    Por fim, Paulo escreve para dar instruções sobre a volta de Jesus e o que aconteceria com cada grupo de crentes quando isso acontecesse.
6.    A carta aborda quatro temas principais: perseguição, ministério, esperança e a volta de Jesus.
No slide vocês colocaram aquilo que pode ser alvo de nossa idolatria: 
1.    Fotos nas redes sociais: pode ser um princípio hedonista, mas também revelar um vazio e a falsidade de um mundo perfeito que não existe.
2.    Celular: o objeto mais usado e mais desejado, que conecta quem está longe e afasta quem está perto.
3.    Dinheiro: todos buscam, mas é a raiz de todos os males.
4.    Uma taça: representação de sucesso e conquistas.
5.    Um espelho: a adoração de si mesmo.
6.    Controle de vídeo game: representando apenas um dos muito vícios que o ser humano pode adquirir.
7.    Além de uma crise idolatra podemos estar envolvidos em uma crise de prioridade ou de saber como usar o que fazemos para a glória de Deus.
Por que é importante e o que está envolvido? 
1.    Há mandamentos claros sobre não adorar outros deuses e não fazer imagens deles: Êxodo 20
2.    O princípio regulador do coração do homem caído é a idolatria
3.    A idolatria existe porque, no anseio de autonomia e de coisas visíveis, palpáveis e controláveis, o homem cai noutras cadeias
4.    Isaías é quem melhor descreve a questão da idolatria. Em Isaías 6 ele ensina que quem tem ídolos se parece com eles (você se torna parecido com aquilo que adora) e, o homem não percebe o ridículo de sua idolatria (44:14-20).
5.    Muitos teólogos tem centrado o debate da luta de Deus pelo coração do homem em três colunas: sexo, dinheiro e poder.
Quais princípios podem nos ajudar a reconhecer, fugir e vencer a idolatria 
1.    Reconhecer que há uma disputa acirrada pelo nosso coração por coisas da criação ou por coisas criadas por nós e que, muitas vezes são úteis, mas não podem nos controlar sob o custo de nos destruir. Veja os riscos do celular, do excesso de trabalho, das redes sociais.
2.    Reconhecer que fomos criados por Deus com o propósito de dominar e sujeitar a criação e não de sermos dominado por ela.
3.    Reconhecer que fomos criados para sua glória e que a única forma de encontramos vida verdadeira é fazendo sua vontade. Isto não é fácil porque nossa natureza luta contra isso.
4.    Reconhecer que há algo de ridículo, vergonhoso, vexatório e até humilhante em sermos dominados por falsos deuses, vícios, aparelhos eletrônicos…
0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar