NOSSO COMPROMISSO É MUITO GRANDE – 1 PEDRO 2.9-10

0 Ações
0
0
0
Mensagem pregada no culto matutino IBVB 13.01.19
Introdução

1.     Criticam os crentes por se dizerem especiais, mas é a própria Bíblia que diz que somos especiais para Deus conforme este texto.

2.     Infelizmente, ultimamente se tem esquecido de nossa condição especial e banalizado a vida cristã.

3.     Deus mostra, por meio da Bíblia, que tem os crentes em altíssima conta.

A Carta de Pedro é uma carta para uma igreja perseguida pelo Império Romano e o proposito é claro.

1.     Não percam de vista quem vocês são

2.     A casa de vocês não é aqui, portanto, não se prendam a isto

3.     Cristo é quem vos guarda e protege

4.     Resistam bravamente porque Deis é com vocês e terão vitória

O texto fala de:

Raça eleita: nova criação escolhida por Deus. Pedro era judeu e tinha em mente a eleição de Israel em meio aos canaanitas. As ordens foram clara: não se misturem, muito cuidado. Todos o que não obedeceram se deram muito mal. Somos separados em nossa geração para sermos de Cristo.

Sacerdócio real: sacerdotes do Reino de Cristo. Precisamos diferenciar o profeta do sacerdote. O profeta fala da parte de Deus para os homens e o sacerdote faz o contrário. Israel tinha a tribo de Levi e os descentes de Arão para o sacerdócio, mas que muitas vezes se corromperam. No tempo de Pedro a função sacerdotal era muito mais politica e social e muito pouco espiritual. Somos separados para oferecer sacrifícios espirituais: orações, culto, louvor, ensino da Palavra, compaixão, misericórdia.

Nação Santa: Em 1.16 Ele diz: ¨Sede santos, porque eu sou santo¨. Santo = separado para uso exclusivo, puro, lavado, renovado. Muitas coisas tornavam um judeu impuro: tocar em morto, a vida conjugal, participar de guerra e para isto se lavavam, ficavam dias fora do acampamento ou da cidade, não iam às festas, etc. Muitas coisas nos tornam impuros: maledicência, inveja, desejos materialistas, conversas e companhias impróprias, locais impróprios, etc. Trocamos a santidade por: informação, conhecimento, por amizades, etc.

Povo de propriedade exclusiva de Deus: Deus sabe exatamente quem são os seus. Ele não erra e não confunde. Podemos nos lembrar da parábola do joio e do trigo e da parábola dos peixes bons e maus. Ele saberá separar o que é dele e o que não é. Israel deveria ocupar Canaã e dali irradiar uma vida em consonância com Deus. O mesmo pode se pensar de uma igreja. As pessoas deveriam olhar e dizer: ali vive gente de Deus.

0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar