A MENTE E A VIDA DOS SANTOS – 1 CORÍNTIOS 2.1-13

0 Ações
0
0
0
Mensagem pregada no culto matutino de 23.06.19 na IBVB
INTRODUÇÃO 

1.   Paulo ainda está iniciando sua carta.

2.   Sabemos que os Coríntios não eram uma igreja espiritualmente forte e consistente apesar da grande presença de Deus ali porque os valores mundanos como poder aquisitivo, autoridade sobre os outros, a presença de certos dons, debates sobre quem era melhor do que quem ainda ocupavam suas conversas.

3.   Paulo está preparando terreno para chamar a atenção dos Coríntios em muitas coisas.

4.   Além de orientar a igreja sobre o que fazer em muitos de seus erros, em 1 Coríntios 7 ele afirma que está respondendo dúvidas da igreja enviadas por carta. Há dúvidas sobre casamento, celibato, etc.

5.   É possível perceber que Paulo, desde o início da carta, está falando enfaticamente e exigindo uma mudança de comportamento e na forma de pensar dos Coríntios.

REFLETINDO

Um desafio constante para toda igreja e para todo crente é lidar com o contraste da vida cristã com a vida que o mundo quer impor. Não só na igreja, mas em todo lugar somos tentados, induzidos, sabotamos, forçados, quase convencidos a fazer coisas e a pensar de um modo que é diferente da vida cristã. No entanto, aprendemos que o que Cristo nos ensina deve valer para a vida como um todo. Pensar como Cristo e viver como ele que é um desafio.

É muito comum receber perguntas de pessoas em conflitos éticos bastante sérios no ambiente de trabalho, na escola, e até na igreja. Como agir em cada situação.

Adolescentes e jovens cristãos tem sofrido na escola porque professores têm ensinado valores diferentes e não podem ser questionados. O que você faz? Debate e corre o risco de ser reprovado, advertido, suspenso, expulso? Fica quieto? Faz o jogo?

Um conflito que eu tinha quando trabalhava é que a empresa vendia produtos sem nota fiscal e muitos clientes exigiam comprar assim. Devido algumas facilidades que a empresa oferecia e da muita confiança em funcionários, alguns colegas literalmente roubavam a empresa. Eu vivia constantemente nesta luta e nadando contra a maré.

Na igreja às vezes há uma pressão por mudar algumas coisas, adaptar-se para atrair pessoas, ou até com intenção de que Deus possa atuar melhor “se fizermos isto ou aquilo”

Alguns versos chamam a atenção 

V.2 – nada me propus a saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado – havendo outros interesses dos Coríntios entre si, Paulo alerta que é Cristo que nos interessa é ao enfatizar a cruz, ele está falando do perdão dos pecados, da sua humilhação por nós. Os santos de Deus têm Cristo como seu principal assunto. Paulo, no caso, está preocupado em saber se Cristo está presente de fato na vida dos Coríntios, uma preocupação que poucos de nós tem. Basta que alguém frequente a igreja para já nos acomodarmos quanto a vida cristã de alguém e os sustos vem, ou seja, em algum momento aquela falta de espiritualidade cristã aparece. Aparece com pecados pequenos e graves, aparece com frieza e desinteresse, aparece com afastamento repentino, aparece com amargura.

V.5 – para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus – estava claro que ao entrar nas discussões que eles tinham entrado estavam abandonando o poder de Deus e impedindo que ele guiasse as suas vidas e a igreja dentro de sua vontade. A busca por conhecimento e sabedoria não é um crime, pelo contrário é desejável e boa, mas buscar o poder de Deus é ainda melhor. Compreende a maneira poderosa que Deus atua entre nós é muito importante. Se Paulo está falando de sabedoria humana e contrastando com o poder de Deus, entendo que ele está falando do poder de Deus para nos guiar. Uma igreja me convidou esta semana para falar em um simpósio de música e falar em uma plenária. Eu perguntei a organizadora meu tema e o motivo do simpósio. Ela disse que eles têm vivido um tempo de muito desânimo e desinteresse do pessoal em geral, principalmente da música. Eu tenho a suspeita de que o excesso de liberdade e a inclusão de elementos estranhos, aleatórios e conflitantes no culto os levaram a um extremo que Deus não os tem agraciado mais e precisam voltar atrás. Mas é difícil para quem já foi tão longe. Não sei se estou certo em relação a eles e nem como dizer isto, mas é fato que se nos deixamos guiar por nós mesmos, Deus nos deixa a própria sorte.

V.12 – mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus – este espírito do mundo que Paulo trata diz respeito tanto as ideias e valores humanos como aquele que são induzidos pelo próprio Diabo. São ideias que levam ao orgulho, divisão, brigas, disputas, divórcio, etc. Para receber o que vem de Deus é necessário ter o seu Espírito Santo. O Espírito Santo ainda e negligenciado nas nossas vidas. Ainda há gente que insista no dom de línguas os de sinais para que se comprove sua presença em nós. Paulo já mostrou no texto que sua vida espiritual está baseada na sua fraqueza e não na sua força, na sabedoria de Deus e não na sua. Mais uma vez, a presença do Espírito Santo em nós se manifestará de modo contrário ao que pensamos normalmente: com serviço, com humildade, com tranquilidade, com paz em meio aos conflitos, com a capacidade de assumir os erros, com a capacidade de mudar de ideia, opiniões. O que nos é dado por Deus gratuitamente? A salvação, a adoção como filhos, os dons espirituais, uma família chamada igreja, um novo coração, uma nova mente, e com isto nos dá a capacidade de entender bem cada uma destas coisas. Sou salvo por Cristo porque sou pecador, era uma criatura de Deus agora sou filho, não posso viver a vida cristã pelo meu próprio poder por isto recebo dons espirituais, tenho uma nova família em Cristo, penso e sinto as coisas de forma diferente porque Deus mudou meu coração.


0 Ações
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar